The John Lennon Wal

Outros bons artigos

.

.

ele

Lennon foi um herói para os pacifistas da Europa Central e Oriental durante o período totalitário. Em Praga, na Tchecoslováquia, seus fãs, inspirados pela música dos Beatles, criaram um grande mural de protesto. Conhecido como The John Lennon Wall. Na época, canções haviam sido proibidas por autoridades comunistas e, em especial, as canções de John Lennon, porque louvava a liberdade que não existia ali. Quando o beatle foi assassinado em 1980, se tornou referência ativista e sua foto foi pintada no muro juntamente com outros grafites desafiando as autoridades.

Deixou de ser, portanto, um simples muro. Os artistas ativistas corriam o risco de serem presos por aquilo que as autoridades chamavam “atividades subversivas contra o Estado “. Mas a ameaça de prisão não poderia impedir as pessoas de ir lá na noite e produzir scraps sob a forma de letras dos Beatles e odes à Lennon, eles pintavam os seus próprios sentimentos e sonhos na parede.

A polícia comunista tentou repetidamente jogar tinta sobre os retratos e mensagens de paz, mas nunca poderia manter o muro limpo. No segundo dia foi novamente cheios de flores com poemas e pinturas de Lennon. Mesmo a instalação de câmeras de vigilância e o destacamento de guarda noturno não podia impedir as opiniões expressas. O muro de John Lennon representava não só um memorial a Lennon e suas ideias para a paz, mas também um monumento à liberdade de expressão.

Era uma pequena guerra entre o povo tcheco e a polícia comunista. À primeira vista o muro era como outro, com grafites cobrindo as paredes. Mas este muro tornou-se especial graças a sua história. Eu já li inúmeros ensaios que relacionam a importância do John Lennon Wall ao Muro de Berlim. Eles não estão longe da verdade, após ler sobre a luta da resistência em Praga, muito parecida com a nossa na época da ditadura brasileira, chegamos a esta conclusão. O “John Lennon Peace Wall”, termo original, ajudou muito a inspirar a não violenta “Velvet Revolution” que conduziu à queda do comunismo na antiga Tchecoslováquia em 1989.

Em 1998 o muro passou por uma restruturação de sua fachada. O original retrato de Lennon ficou meio perdido sob a novas camadas de tinta, mas se você olhar o suficiente ainda poderá encontrar algumas homenagens originais a ele, ainda há o submarino amarelo. O muro foi cuidado pelos cavaleiros da Ordem da Cruz de Malta, que permitiu que os grafites continuassem. Certamente nada apagará a representatividade da arte no muro.

.

.

assine o feed twiter

.

Uma resposta to “The John Lennon Wal”

  1. E ai Olavo, que bom voltou com site atualizado.

    Abraço!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: