Sebastião Salgado

.

.

ebastião Salgado é um fotógrafo consagrado no Brasil e um dos mais celebrados e respeitados do mundo. E o que há de tão notável assim no trabalho dele? A sensibilidade artística representada através das verdades registradas nas imagens. É isso o que o mundo vê através de seus ensaios.

Ele é de Aimorés, no estado de Minas Gerais. Mora em Paris. Só depois de ter estudado economia é que Salgado entrou para a carreira como fotógrafo profissional em 1973, em Paris, trabalhando com as agências Sygma foto e Magnum Photos, até 1994, quando ele e Lélia Wanick Salgado criaram a Imagens Amazonas, órgão dedicado exclusivamente à sua obra.

Ele tem viajado em mais de 100 países para os seus projetos. A maioria destes, além de aparecer em inúmeras publicações da imprensa, também foram apresentados em livros como “Outras Américas“, “Sahel: l’homme en détresse” (1986), “Sahel: el fin del camino” (1988), “Trabalhadores” (1993) , “Terra” (1997), “Migrações e Retratos” (2000) e “África” (2007).

Premiadíssimo em inúmeros prêmios de fotografia. Ele é um Embaixador da Boa Vontade da UNICEF, e um membro honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Falando à revista Veja, Sebastião Salgado diz que a cada partida sua leva duas bolsas com suas três câmeras Leica e as quatro lentes com que olha o mundo: uma de 28 milímetros, uma de 35, uma de 60, sua preferida, e uma zoom de 80-200, para as raras vezes em que não consegue se aproximar de quem precisa. “Cada fotografia que realizo é um produto final. Só me preocupo em ter um laboratorista que me restitua o que meu espírito sentiu”. (pp.73-4)

.

.

.

Outras propostas


.

assine o feed twiter

4 Respostas to “Sebastião Salgado”

  1. […] Imagens Aqui (24 imagens -Semana da Fotografia) […]

  2. […] Imagens Aqui (24 imagens -Semana da Fotografia) […]

  3. francisca carmona Says:

    THE BEST!

  4. mauricio martins Says:

    Acabei de assistir a uma entrevista co Sebastião Salgado e sua esposa.
    Almas de seres humanos de rara beleza.
    Exemplos de vida para qualquer pessoa que quer saber a que veio ao mundo!
    mauricio martins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: