Racismo?

.
capa da revista Vogue deste mês está provocando polêmica nos EUA. A revista está sendo acusada de racismo ao usar uma linguagem subliminar no ensaio fotográfico envolvendo a modelo Gisele Bündchen e o astro do basquete LeBron James. A comunidade negra e os aficionados por cinema foram os primeiros a denunciar a coincidência: Uma perspectiva bastante flagrante na referência ao filme King Kong de 1933.

Não foi acidente de edição. As imagens para as capas das revistas são escolhidas muito, muito cuidadosamente, e os editores da Vogue foram totalmente conscientes do que esta imagem sugeriria. Portanto, são eles secretamente racistas? Provavelmente não. Em vez disso, eu suspeito que eles escolheram a imagem especificamente para gerar a controvérsia e trazer o racismo ao debate, como está acontecendo, ou também, como ninguém é ingênuo, para provocar a polêmica e vender muito, como está acontecendo também.

Segundo Jamele Hill na sua coluna no site da ESPN “Talvez o ponto foi para mostrar o contraste entre feiúra e beleza, masculinidade versus feminilidade, força versus graça. A Vogue destacando as diferenças entre atletas e supermodelos só reforça o estereótipo freqüentemente associado com atletas negros…reforçando a idéia de que negros atletas foram abençoados com características físicas, não mental. “.

Evidentemente que o leitor terá uma interpretação do assunto, sobre as reações da sociedade e sobre as intenções da Vogue.

.

.

Veja Também
Variedades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: