O Muro de Berlim


.
.

Uma das imagens mais emblemáticas da história do muro de Berlim foi a do soldado Wolfgang Engels, ele saltou, historicamente, entre dois sistemas sócio-econômicos e num dos momentos mais tensos da história.

Em outubro de 1973, os guardas foram orientados de que as pessoas que tentassem atravessar o muro eram criminosas e deviam ser baleadas: “Não hesite em usar sua arma de fogo, nem mesmo quando a fronteira é violada na companhia de mulheres e crianças, que é uma tática dos traidores, muitas vezes usado “.

28 anos, 4 meses e 9 dias desabaram em forma de concreto e tijolos,  apagando uma imensa cicatriz que riscava o rosto de Berlim de fora a fora. As duas partes, ideologicamente separadas, agora formavam apenas uma.  Uma unificação que fez a Alemanha surgir no mapa do mundo e assumir o papel de liderança nos assuntos de segurança europeus.

Os efeitos da queda do muro foram devastadores. Marcou o início do colapso do sistema comunista, que não era meramente econômico e político, era moral também. E ainda, o fim da guerra fria.

O dia 09 de novembro de 1989 foi um sopro de esperança para o mundo e um desafio para muitas pessoas e sistemas daquele lado do planeta, a busca de uma nova identidade.

.

.

 

.

Referências de pesquisa: Rise and Fall of the Berlin Wall. History Channel, 2009. DVD-ROM. Muro de Berlim 20 anos – The New York Times – Chronicle of the Berlin Wall (www.dailysoft.com/berlinwall). Taylor, Frederick. The Berlin Wall: 13 August 1961 – 9 November 1989. Bloomsbury 2006

Outras propostas
.

.

assine o feed twiter

.


3 Respostas to “O Muro de Berlim”

  1. […] Imagens Aqui (24 imagens) […]

  2. […] Imagens Aqui (24 imagens) […]

  3. Gabi Lessa Says:

    Massa…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: