Nose Art

.

.

s guerras deixam marcas  terríveis, físicas e psicológicas, nas pessoas. Participar delas sempre exigiu um esforço sobrenatural do homem para não sucumbir à monstruosidade da tensão dos campos de batalha.  No entanto, muitos se deram à criatividade e começaram a criar escapes que os faziam relembrar a família, os queridos, a cidade e até os personagens que marcaram suas vidas antes da convocação.

A Nose Art é uma dessas maravilhosas criações.  São  pinturas nas laterais dos aviões, especificamente no nariz da aeronave, daí o nome “Nose”. A arte personaliza o nariz de um avião dando-lhe uma identidade própria, uma marca para ser reconhecido. Todos sabem qual o avião que lançou a bomba atômica sobre Hiroshima pela arte pintada na lataria, “Enola Gay”.

Embora alguns exemplos desta arte  possam  ser encontradas em aeronaves  Inglesas e de outros países, o fenômeno é predominantemente americano, talvez devido à maré de individualismo rebelde atribuído a sua cultura. Nose Art é importante como um indicador social e histórico ao longo do tempo, um exemplo de expressão popular e um registro do passado.

.
.












.

Outras propostas:

Amélia Earhart
Flagrantes Históricos

assine o feed twiter

Anúncios

6 Respostas to “Nose Art”

  1. Patrick Melo Says:

    Muitos boas fotos, mas sentir a falta de uma imagem brasileira. Afinal temos participação efetiva na Seg. Guerra e já vir em documentários essas imagens de aviões pilotados por brasileiros com pinturas feitas por eles.

  2. Parabéns !!! uma maravilha de relíquias.

  3. nao gostei , das pinturas nos avioes ;de mulheres nuas primeiro que esta e uma arma de querra ,segundo que soldado e nem urubu ficara excitado e batera ponheta no ar,oque ficaria legal? dragoes cuspindo fogo ,serpentes ,nomes legais ex serpentes voadoras ,dragoes da liberdade …

  4. Gian patrick Says:

    Eu particulamente gostei,só não entendo por que avioes norte americanos tem suásticas pintadas no bico ?.Se alguem souber me responder,me responda pelo email(geanhenika@gmail.com)

  5. […] Carlo McCormick, Eric Firestone começou os trabalhos na primavera de 2010 com a ideia de trazer a “nose art” ou “arte de nariz” – popular durante a II Guerra Mundial -, para os dias de hoje […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: