Mundo Nano

Outros bons artigos

.

.


uando Albert Einstein
, através de estudos de difusão em solução, disse que o tamanho de uma molécula de sacarose era de aproximadamente 1 nanômetro ele estava dando um dos primeiros passos da ciência nesta escala ínfima. Um nanômetro é igual a 1 x 10-9m. Algo quase que inimaginável para um ser humano; entretanto, esta é a escala de tamanho ideal para a ciência moderna. E, agora, é o padrão da nova era tecnologica: a da nanoarquitetura. Nanotemplates, nanoesferas, nanoreatores, nanomotores, nanotubos, nanofios, enfim, o mundo deixou de ser microscópico para se tornar nanoscópico.

No período da Guerra Fria, o programa espacial americano foi o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital. As primeiras imagens digitais capturadas sem filme foram feitas pela sonda Mariner 4, em 1965, e registraram a superfície de Marte. Ao total foram feitas 22 imagens em branco e preto, que tinham na época 0,04 megapixels (400 pixels) e que levaram quatro dias para chegar à Terra. Tecnicamente estas imagens ainda não eram totalmente digitais, pois utilizavam os princípios analógicos de captura do sistema de televisão.

Na moderna captura digital de imagens , o brasileiro Luciano Paulino Silva foi o segundo colocado em um concurso internacional de fotografias tiradas de imagens microscópicas promovido pelo ICMM, o Instituto de Ciências de Materiais de

Madri. A foto de Paulino Silva mostra a imagem de três glóbulos vermelhos humanos depois de tratamento com o antibiótico filometilina. O concurso SPMage07 foi criado em reconhecimento à contribuição das fotografias de imagens microscópicas aos avanços para a nanotecnologia.

A galeria de imagens que vou apresentar é de autoria de Rose – Lynn Fisher, Seu trabalho tem sido exibido em museus e galerias no mundo inteiro, e incluído na coleção permanente do Museu de Arte Nova Orleans, entre outras colecções públicas e privadas. Você vai ver fotografias de uma abelha tiradas a partir de um Scanning Electron Microscopy ( microscópio eletrônico).


.

assine o feed twiter
.

5 Respostas to “Mundo Nano”

  1. […] VEJA A GALERIA AQUI     […]

  2. Isvonaldo Says:

    esta imagens esta de mais parabéns………………………………….

  3. Nicéia Says:

    Se você puder vir ao Brasil fazer uma exposição, quero ser a primeira a ser convidada.

  4. […] @Imagens&Letras Confira também:Fotografia HDR: Saiba como fotografarFabricando o MetrôConstruindo o túnel mais longo do mundo […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: