Epifania Ortodoxa

.
.

“A religião é está presente na vida do homem desde que se escreveu ou se narrou o primeiro acontecimento da sua vida. É parte inseparável da trajetória humana. Agostinho de Hipona¹  já falava de um vazio na alma só preenchido por Deus. Esta nova coluna que trago aos leitores do Imagens e Letras, tem como objetivo mostrar a diversidade de compreensões do divino; eventos, doutrinas, crenças, rituais e manifestações místicas. Sempre respaldada pelas imagens de fotógrafos e artistas do mundo todo. A tentativa de moralização nas religiões até que é útil na sustentação moral do mundo, mas quando sua mensagem se torna hipócrita e cai nas mãos de homens  impiedosos, torna-se ferramenta de imposição, preconceito e tortura. Venha, vamos conhecer e conversar sobre Religião.”

Olavo Saldanha

.
.

Teofania pode ser compreendida como a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa, É um conceito de cunho teológico. Já a Epifania, é compreendida como a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai. O mundo cristão celebra três momentos como Epifanias; a revelação de Jesus aos magos do oriente, a revelação de Jesus a João Batista no rio Jordão e a revelação aos seus discípulos.

Há uma relação próxima nos dois termos, porém, podemos usar dois acontecimentos para percebermos a diferença: A manifestação sensível da glória de Deus a Moisés² é uma Teofania. A revelação de Jesus como Cordeiro de Deus a João Batista no Rio Jordão³ é uma Epifania. Há ainda outro termo chamado “Cristofania”, que trata das aparições de Jesus pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento.

Como muitos cristãos ortodoxos, os habitantes da antiga povoação de Mlevo, na Russia comemoram a Epifania no seu templo chamado de São Salvador George. Após a liturgia, os fiéis seguem a procissão até a fonte especialmente construída no rio MSTA.

Os cristãos desta comunidade batizam durante o feriado da epifania como referência ao batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão.

O fotógrafo e explorador Ivan Dementievsky esteve na região de Tver, na Russia, e visitou Mlevo.

.

.





.

Referências: ¹ Agostinho de Hipona, confissões, Tomo 1,1. – ² Bíblia Sagrada Ex:33.18 – ³ Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34 – Mc 1.14-20; Lc 4.14-32; 5.1-11. – Igreja Ortodoxa no Brasil (catedralortodoxa.com.br).

.

Outras propostas

.

assine o feed twiter
.


2 Respostas to “Epifania Ortodoxa”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: