Cuba e Seus Carros Antigos

.

.

Até a Revolução de 1960, Cuba foi o maior importador de automóveis americanos, principalmente os grandes, que consomem muito. Hoje, são relíquias de um passado romântico. Esses carros, junto com os que chegaram da União Soviética depois do embargo, continuam nas ruas e, enquanto Cuba não entrar no curso normal do progresso e transformação do mundo, eles vão continuar rodando, como um grande museu a céu aberto.

São provavelmente os artigos mais valiosos no país.  O custo para mantê-los é alto e, por isso, muitas vezes, os colecionadores encontram verdadeiras jóias sendo destruídas pela falta de conservação.

Os veículos são a imagem do país. Nas próprias fotografias percebemos que eles estão bem contextualizados, ou seja, não são peças velhas num país em progresso.  São carros antigos num mundo que parou no tempo. Quando você ouve discursos saudosistas de intelectuais sobre Cuba, saiba que é porque muitos artistas da música, da arte e da cultura em geral viveram por lá durante os anos 30, 40 e 50, e ainda gozaram, depois, de certa bajulação governamental. Na verdade, Cuba é um encantador e interessante destino para turismo, mas, certamente, ainda não valeria trocar o progresso e a liberdade pelos encantos da ilha.

.













.

Referências de pesquisa: The New York Times (http://www.nytimes.com/2004/10/27/automobiles/27MILL.html). Fotografias de Dan Heller (danheller.com), Imagens com resoluções para impressão você compra no site do fotográfo.

 

Outras propostas

.

assine o feed twiter

28 Respostas to “Cuba e Seus Carros Antigos”

    • Esses carros são lindos,mas se fossem bem cuidados e de coleção,na realidade, é o que eles tem para usar,já pensou na manutenção desse monte de carro velho?

  1. Olá! Realmente interessantíssimo este post! Adorei as fotos! carros maravilhosos!
    Abraço, caro amigo!

    • weverton Says:

      belos carros uma historia bem guardada pelo seu povo !!
      que nunca deixe de presevar essa tradiçao …..
      um grande abraço para povo cubano !!!

      • ou bonitão … la é proibida a importação de veiculos e as pessoas são obrigadas a utilizar este tipo de automovel… não é tradição é obrigação não possuve m alternativa.

  2. Luís Says:

    Cuba é tão legal que nem os próprios cubanos querem ficar mais por lá.

    • Gabriel Says:

      Isso por que elas não conhecem as verdades do capitalismo. Mas vem à tona a pergunta de quantos dos 10 milhões de cubanos teriam a chance de se alfabetizar, isto é, algo básico, se não tivessem nascido lá? Aqui fora temos ainda hoje muita gente que não sabe ler nem escrever, infelizmente. E claro, a visão transmitida para nós através da mídia é de que socialismo é regredir…

      • mas e o que se faz depois de saber ler lá em cuba com as letras,se as pessoas nao tem accesso a livros,um medico ganha 40 reais por mes,voce sabia?

    • deixa de ser burro e procure ler mas sobre cuba respeite oa vidas dos guerrilheiros abatidos para melhorar a situação dos cubanos que ate hoje sofrem com o embargo de quase todos os paises

  3. kerginaldo Says:

    Muito bonito os carros antigos de cuba, como podem sobreviver a tanto tempo em funcionamento ininterrupto. e tão desgatodod pelo tempo, são verdadeiras reliquias para colecionadores.

  4. nunca deixe morrer as musicas cubanas
    princilpamente Guantanameira
    suas raizes nunca sera esquecidas
    caros hermanos …. aqui um abraço de um amigo brasileiro ….

  5. francisco moreira samopaio Says:

    QUERIA SABE COM COMPRA UM CARRO EN CUBA E PRASE PARA P BRASIL PASE PARA MEU EMAIL

  6. pedro cipola Says:

    para mim foi surpresa neste país ter estas maravilhas em funcionamento em perfeito estado ,sou fã de todos eles parabens .

  7. Luiz Antonio Barbosa Mutum - MG Says:

    Como fazer para adquirir um um automóvel e um caminhão desses?

  8. jose avila ribeiro Says:

    Prá mim, é a única coisa boa que resta em cuba, aliás que lhes foram deixadas pelos carros americanos lá da década de 50, quando o automóvel ainda era um ícone, por que até a música eles conseguiram acabar junto com a alegria de um povo!

  9. pra mim este fide lera um idiota onde ja se viu trancafiar o povo e não deixa lo viver , tinha medo do que se a revolção foi feita pelo povo, claro o poder ele quer o poder e poder é bom né fidel , que vergonha, pra mim este socialismo cubano marxista uma droga, o pais ficou mais pobre, onde se tira DEUS da vida da nisso ai, uma catastrofe .

  10. catástrofe é o Brasil em que as pessoas trocam de carro depois de usarem por 1 ano, e tem carroças descartáveis vendidas a peso de ouro, e carros populares que são vendidos como luxuosos, e com pessoas passando fome, educação publica que piora a cada ano, impostos altíssimos em cima de veículos, motoristas q mal sabem cuidar da manutenção de seus “0km” que as vezes dão mais problemas q muito carro antigo ai

  11. o grande problema em cuba, foi o declinio da URSS que acabou com os subsidios, se hoje o “socialismo” estivesse a nivel global como o capitalismo está, as condições seriam outras, e bem melhores

  12. Cuba é um país apaixonante!!
    Riquíssimo culturalmente.

  13. wilson antonio rabelo Says:

    Sou apaixonado por carros antigos, essas reliquias me deixam até emocionado gosto mesmo, parabens ao povo Cubano por preservarem essas jóias abraços atodos.

  14. la em cuba nao acontece quase toda noite uma chacina como aqui vcs sabem quanto policiais ja foran mortos.naçao que nao tem lei vira isso que estamos vivendo, na epoca da ditadura era bem melhor , enquanto brasileiro dar valor para carnaval , futebol, e cachaça , vamos continuar assim a deus dara ???????

  15. Lindos carros de uma época saudosista. Lamentável que a sua conservação esteja prejudicada, até por que; imaginem a dificuldade para se conseguir peças de reposição. Eles fazem verdadeiros milagres em mantê-los ainda rodando. No mais,Cuba com suas cidades curiosas, desperta a vontade de visitar e conhecer um pouco de sua cultura e de suas tradições. Um povo hospitaleiro e alegre que nos dá um exemplo de vida. Mesmo sem esbanjar riquezas e desperdícios; ainda assim, convivem com disciplina e trabalho respeitando seu próximo e procurando ser feliz à sua maneira. Parabéns à essa gente e à esse país tão lindo.

  16. Caro Amigo,
    A muito tempo acalanto o sonho de comprar um destes carrões cubanos. Estou pretendendo ir a Cuba passar umas férias em busca de meu carro dos sonhos. Pode me dar dicas de como seria a burocracia de compra e translado via marítima?
    Mais uma coisa: Como estão os preços destes carros por lá?
    Obrigado.

  17. Jodivar Says:

    Os carros, em Cuba, são antigos e mal conservados. A manutenção é cara, Eles não estão preservando coisa alguma, mas tem carros velhos porque estão atrasados. Simples assim. Se pudessem, teriam carros modernos.
    Mas a dificuldade do povo cubano não é só quanto aos carros. O país está parado no tempo, não avança. E não venha com este discurso chocho de embargo americano, que não cola mais. É uma ditadura, não há liberdade. Conheço cubanos que vieram pro Brasil e não querem voltar. Gostariam, mas não voltam, porque aqui vivem melhor.
    O Brasil tem problemas graves, mas ainda é um país livre. Ainda!
    Esperemos que continue…

  18. Marco Souza Says:

    Como fazer para adquirir um desses carros? qual o protocolo e o custo em média?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: