A Muralha do Atlântico – Omaha Beach

.
.

O colar de fortificações estabelecidas em torno da costa norte e oeste da Europa chamava-se “A Muralha do Atlântico”, e a praia de Omaha fazia parte dela. Foi nesta praia onde aconteceu o mais tenebroso dos desembarques aliados para combater o exército alemão.

Hitler esperava que este colar cuidadosamente preparado fosse impedir a invasão aliada e, ao mesmo tempo propagar um choque psicológico que a opinião pública britânica e norte-americana nunca iria se recuperar, ele seria livre para renovar sua ofensiva no leste, Rússia.

Este muro, este colar de fortificações, começou a ser construído a partir de 1942 por um exército de trabalhadores recrutados. Eles tornaram a tarefa dos aliados difícil demais.

Os soldados que desembarcavam tinham que atravessar várias centenas de metros da praia aberta, cortar arame farpado, livrarem-se de minas escondidas (162 mil haviam sido colocadas alguns meses antes) e avançar para os bunkers alemães cujas metralhadoras cuspiam fogo ininterruptamente.

Foi um dia inteiro debaixo de uma chuva interminável de tiros, milhares de soldados morreram na praia, até que um grupo conseguiu quebrar a primeira barreira e depois a muralha inteira desabou sob o poder de fogo dos aliados. Centenas de aviões e navios transformaram a paisagem num verdadeiro apocalipse.

.

Construção da muralha




Inspeção de Von Rommel, o Lobo do Deserto



 







.

Referências de pesquisa: JE Kaufmann, Kaufmann HW: “Fortaleza Terceiro Reich”, página 196-197. DA Capo Press, 2003. Departamento de Guerra divisão histórica (1945). “Cabeça de praia de Omaha” .  Army Center Estados Unidos da História Militar . Retirado 06 de novembro de 2009 . http://www.vanderweel.info/atlantikwall/main_building.htm. MuseumsCenter Hanstholm (museumscenterhanstholm.dk)..

.

Outras propostas


.

assine o feed twiter

.

5 Respostas to “A Muralha do Atlântico – Omaha Beach”

  1. Parabéns, pelo post: muito bem feito!
    Abraço,

  2. paulovieira Says:

    bom gosto de ler sobre o assunto o eixo alemanha italia e japao queria dominar o planeta mas pagaram o preço e bem caro.e entao acredito que aprenderam aliçao.nao podemos dominar aos outros.

  3. ageumm Says:

    Parabéns

  4. Jessé Batista Says:

    Impressionante!
    Essas fotos são simplesmente um resgate do passado!
    Pena que a verdadeira MURALHA estava nos corações daqueles homens…

  5. Jefferson Feltrin Macedo Says:

    Boa proposta de conteudo, parabens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: