A História das Revistas de Cinema

.

.

As revistas de cinema foram inicialmente concebidas como instrumento publicitário direto dos setores de exibição e distribuição. Só depois é que nasceram projetos editoriais populares, com um teor mais jornalístico.

A Motion Picture Story Magazine foi a primeira publicação popular cinematográfica dos Estados Unidos, ela mudou definitivamente o perfil do setor. O dilúvio de periódicos que surgiu depois ajudou a criar o glamour das estrelas de Hollywood, a promover as suas bases de fãs, a promover os novos filmes dos estúdios e a esculpir a mitologia da história do cinema. A capa da primeira edição, de fevereiro de 1911, não apresentava uma estrela de cinema, mas o homem mais influente de todo o negócio na época, o inventor Thomas Edison, o homem que lançou a indústria do cinema com seu Kinetescope.

.

.

No Brasil, havia algumas literaturas, porém, dentro ambiente cinematográfico. Só depois, com a formação de companhias como a Companhia Cinematográfica Brasileira, em 1911, é que foi incorporada a revista de cinema como instrumento de uma economia cinematográfica.

A Scena Muda, lançada em 1921, foi a primeira revista de cinema realmente popular editada no Brasil e reproduzia basicamente o material estrangeiro. A história das revistas de cinema no nosso país ainda é minimamente preservada e pouquíssima estudada. Abaixo, uma exposição de revistas de cinema de vários países.

.

.





















.

Outras propostas

.

assine o feed twiter

.

7 Respostas to “A História das Revistas de Cinema”

  1. Sou artista plástica e estou fazendo uma pesquisa sobre cartazes do teatro brasileiro.
    Já tentei em vários lugares e não consegui.Em outros países os cartazes são divulgados, aqui virou somente “moeda”, pq a memória do teatro brasileiro sucumbiu ao interesse do colecionador,
    Se puderem por favor, me ajudem.
    obrigada
    Marcia Anjos

  2. Fabio Says:

    lindo, lindo, lindo !
    meus parabens

  3. MARIA ZELIA Says:

    olha eu denovo ai ..sou escritora da academia de letras de içara santa catarina so que ainda nao achei quem quisesse ser meu patrocinador tenho recortes de minha vida em jornal .sao tres livros tenho 3 altas biografias sou uma leitora asidua de coisas boas ,nao gosto de pornografias como ja escrevi em outro comentario fui missionaria,voluntaria ,fui apedrejada roubada, insultada por-que defendia os bons costumes ,e a moralidade , sou de livre arbitro ,cada pessoa vive a sua vida ,,mas sou defensora de pobres ,,acho que so os descriminados sao presos politicos crrupitos,se escondem por tras das mascaras sou uma mulher independente ,vivo aquilo que gosto cuidar dos presidiarios ,aideticos leprosos ..e criança abandonada ,,sou contra campanha como criança esperança pos pouco se sabe aonde vai tanto dinheiro ;;;eu sei pos ja tive e tenho uma ong fui roubada ,quando fiquei doente e precisei ficar hospitalisada entao os corrupitos roubaram a casa e terreno e jogaram meus amados irmaosinho na rua para morrer ,.e quando cheguei depos de 6 meses de hospital tambem fui jogada na rua so com minha truxinha e deus a me acompanhar meus doentes foram ate comido pelos urubus

  4. MARIA ZELIA Says:

    muito obrigada meus irmaos eu estou com 71 anos e tive 3 sirurgias na coluna ,nao posso caminhar direito tive 2 cirurgias no coraçao inclusive uso marcapasso ,ao relatar um pedacinho desta pobre vida ,meu peito doe de saudades e de vontade publicar meus livros que ja tenho os direitos autoras para o mundo ver que as pessoas que querem ajudar sofrem quero eu poder pagar um bom advogado pos estou morrendo na solidao eu ja fui felis quando os corrupitos nao me viam .tinham nojo de nos ;;;mas depos que viram uma linda casa aonde ali vinham se abrigar os doentes para receber carinho ,,e que nos ja tinhamos ganhado ate hospital so faltava vir o material pos tinhamos ganhado um equitare de terra fompos perseguidos ,obrigada mas uma ves que deus vos ilumine e vos de sempre coisas muito lindas ,,poe ex.. graças sobre graças

  5. Frangab Says:

    Cara voce é fantastico.

    Belo acervo.

    Parabens

  6. cesar ramos Says:

    muito bom.

  7. Heitor Neto Says:

    Caro Olavo, estou estudando algumas coisas sobre a história do cinema para minha monografia. Lembro de ter lido um texto sobre as publicações cinematográficas falando sobre esse início dos periódicos e revistas. Você teria alguma sugestão de leitura para mim? Obrigado e parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: