A Arte de Alphonse Mucha

.

.

Le Salon des Centfoi o nome de uma série de 43 exposições de arte em Paris entre 1894 e 1900, limitado a 100 artistas, e organizada pela revista La Plume. Alguns desses artistas se tornaram muito famosos. Dalí saiu nomes como Henri de Toulouse-Lautrec, Georges de Feure e o grande Alphonse Mucha.

Alphonse Mucha foi um pintor da Morávia, República Tcheca, do final do século 19 e início do século 20 e uma figura chave no movimento Art Nouveau. Sua arte influenciou toda uma geração de pintores.  Antes da fama, Mucha, que estudava na dependência de mantenedores, ficou à deriva em parís, sem dinheiro e sem perspectivas. Nestes tempos difíceis desenvolveu seu estilo e em janeiro de 1895 apresentou-o aos cidadãos quando criou um cartaz para Sarah Bernhardt, conhecida como a mais famosa atriz da história, para a peça Gismonda. Sarah assinou um contrato de seis anos para criação de seus cartazes, cenários e figurinos. Mucha foi um sucesso imediato.

Sua fama se espalhou ao redor do mundo e as várias viagens à América resultaram em capas e ilustrações em uma variedade enorme de revistas americanas.   No final da década, ele estava preparado para começar o que ele considerava o trabalho da sua vida, o “The Slav Epic“, uma série de grandes pinturas narrando acontecimentos importantes da nação eslava. Vinte telas foram criadas e apresentadas para a cidade de Praga em 1928. Cobrindo a história dos povos eslavos da pré-história ao século XIX. As telas foram apresentadas na Europa e na América, e fez grande sucesso. Quando os alemães invadiram a Tchecoslováquia, ele ainda era influente o suficiente ser uma das primeiras pessoas que prenderam. Ele voltou para casa depois de uma sessão de interrogatório da Gestapo e morreu pouco depois em 14 de julho de 1939.

.

.














.

Referências de pesquisa: Fundação Alphonse Mucha. Artes Desenvolvidas e desenhadas por Alphonse Mucha, Copyright ©. Mucha muzeum. O trabalho de Mucha é coberto por direitos de autor a nível mundial. ADAGP, ARS e as ações Bridgeman Art Library. Interessados em reproduzir graficamente os trabalhos de Mucha devem entrar em contato com a ADAGP . Empresas nos EUA deve entrar em contato com a ARS. Reino Unido devem entrar em contato Bridgeman .
O Imagens e Letras reproduz a obra de Mucha em resolução não imprimivel, apenas para apreciação que ajudam a manter o espírito de Mucha vivo.

.
.

Outras propostas

.

assine o feed twiter

.

6 Respostas to “A Arte de Alphonse Mucha”

  1. washington jadum de campos Says:

    notavel artista, a preservação é uma forma de cultuarmos as inteligencias e simplicidades dos artistas, gostaria e se permitir colocaria com autorização em meu arquivo pessoal, grato, me congratulo por ter enviado estas obras.

  2. Olá, Olavo, gostaria de saber qual a fonte de pesquisa que vc utilizou para nos mostrar essas imagens.
    Grata desde já e parabéns pelo belo e importante post!

  3. olavosaldanha Says:

    Querida Andréa,

    As referencias estavam nos links em amarelo, mas para não haver problemas eu coloquei as fontes que utilizei logo abaixo da exposição. Nos links no texto você vai encontrar várias referências oficiais sobre Mcha. Grande Abraço.

  4. Vanice Neris Says:

    Adorei as imagens. Comunico que capturei-as… Amo Arte Nouveau!

  5. Márcia Cristina Tavares Maciel Says:

    Lindos os cartazes, embora já as conheça, Sou admiradora do Alfonso Mucha e Arte Nouveau.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: