A Santa Ceia

.

.

ceia realizada por Jesus antes da crucificação não é só o jantar mais famoso da história, tornou-se o marco do cristianismo. No entanto, como acontece com tudo o que cai nas mãos dos homens, foi interpretado ao bel prazer de cada segmento religioso criado. Algumas interpretações mais sóbrias, outras mais absurdas e surreais. No catolicismo, por exemplo, acredita-se que o fiel engole o próprio Cristo, fermento transformado em carne, osso e sangue, e mais, Cristo permanece dentro do fiel até ser digerido, numa espécie de canibalismo. No protestantismo há divergências entre eles, são várias interpretações, porém, eles evitam engolir o Deus deles.

Esta criatividade toda surge de um jantar dado por Jesus aos discípulos, especificamente na festa judaica da páscoa, e também de um trecho de uma carta que Paulo enviou aos que professavam a fé em Coríntios, uma cidade comercial da Grécia. Enquanto Cristo vivia em luta aberta contra a religiosidade burocrática, mercantil e literal, os religiosos, logo depois, se apoderaram da mensagem e criaram uma vastidão de religiões onde a Última Ceia é baseada na interpretação própria da hermenêutica usada pelo Clero.

A influência deste episódio é tão inseparável da fé cristã que praticamente todos os grandes pintores criaram a sua versão. Eles reorganizavam a cena a fim de melhor transmitir o que imaginavam. Por exemplo, a opulência da refeição é enriquecida de uma pintura para outra. Inclusive, pelo menos 52 pinturas da Santa Ceia foram usadas para uma pesquisa sobre o aumento da oferta de alimentos no mundo, publicada no International Journal of Obesity.

A pintura, a fotografia, enfim toda a arte, antiga e moderna se rendeu aos encantos da mais famosa refeição de todos os tempos. Abaixo uma mostra de artistas de todas as épocas.

.

Imagens Aqui

.


.

assine o feed twiter

Outras propostas

.

assine o feed twiter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: