A Babilônia de Saddam

.

addam Hussein, quando subiu ao poder no Iraque, trouxe o sonho de reconstruir a antiga cidade da Babilônia – Hussein disse que os palácios e os lendários jardins da Babilônia (uma das sete maravilhas do mundo antigo) surgiriam a partir do pó.

Tal como o poderoso Rei Nabucodonozor II que conquistou Jerusalém 2500 anos atrás, Saddam Hussein buscava a suntuosidade e começou a reconstruir o mais imponente edifício da Babilônia, a sala do rei Nabucodonozor II. Arqueólogos ficaram horrorizados, mas foram incapazes de parar Saddam. Disseram que ao reconstruir em cima de artefatos antigos não se preservaria a história, mas iria desfigurá-la.

Saddam Hussein mandou fazer mais de 60 milhões de tijolos inscritos com as palavras, “Época de Saddam Hussein, protetor do Iraque, que reconstruiu a civilização e reconstruiu a Babilônia”. Os novos tijolos começaram a quebrar após dez anos.

O babilônico palácio de Saddam é uma monstruosa fortaleza cercada por palmeiras e jardins imensuráveis. O palácio de quatro andares estende por uma área tão grande como cinco campos de futebol. Foram várias centenas de milhares de metros quadrados de mármore, tornou-se a matéria prima na confecção de torres angulares, portões arqueados, abóbadas, escadas e banheiros.

Sobre os tetos e paredes do palácio de Saddam, 360 murais de cenas da antiga Babilônia, Ur, e a Torre de Babel. Um enorme lustre pendurado a partir de um teto de madeira esculpida assemelha-se a uma palmeira. Nos banheiros, as canalizações e luminárias têm detalhes banhados em ouro. Quando as tropas americanas entraram abril de 2003, as janelas de vidro fumado haviam sido quebradas, o mobiliário removido, e detalhes arquitetônicos – interruptores de luz para torneiras – haviam sido arrancadas. Tornou-se então a morada dos militares da 7ª Divisão de Blindados do Exército britânico.

.
Imagens Aqui


.

Veja também
A arte da guerra

Anúncios

8 Respostas to “A Babilônia de Saddam”

  1. Mais do mesmo nunca é demais. Fatos e imagens impressionantes.

  2. gostei das imagens parece ser lindo isso tudo…

  3. Tô na área conferindo as novidades, parceiro. Parabéns pelas imagens. Muito boas. Abraço.

  4. Vim visitar seu blog e dizer que você está entre os meus favoritos no blogblogs, peço que visite meu blog e me favorite no blogblogs também.
    Vou ficar esperando

  5. Paula R.G. Tuono Says:

    Oi Olavo, o que houve? vc desapareceu do blog. Espero que vc esteja bem, o blog é o de menos. BJS

  6. Paula R.G. Tuono Says:

    OLAVO
    moço, nao faz isso nao, aconteceu algo? precisa de ajuda? qualquer coisa avisa ta? ajudarei no que eu puder. BJS

  7. francisco machado da f´é Says:

    gostaria de usar algumas fotos em um trabalho meu,gostaria de ter a licença.

  8. francisco machado da f´é Says:

    pois as fotos seriam de grande valia pra mim,por favor quem as publicou deixe resposta em meu e-mail.fmachadodafe@live.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: