O corpo de Lênin

.

corpo embalsamado do fundador da União Soviética, Vladimir Lênin, é tratado a cada um ano e meio e custa US $ 100 mil por ano. O mausoléu é local de peregrinação desde a morte de Lenin, em 1924. O corpo permanece exposto na praça Vermelha, em Moscou (Rússia), envolto em um caixão de vidro, há mais de oito décadas. Entretanto, a cada ano as visitas diminuem e aumentam as vozes contra o culto ao líder da Revolução Russa de 1917.

Lenin é um heroi para seus simpatizantes, e assassino para muitos historiadores e analistas da história russa. “Uma grande quantidade de dinheiro tem sido desperdiçada para manter um show pagão”, diz o cineasta russo Nikita Mikhalkov que está entre os que defendem o sepultamento do corpo. “É hora de nos livrarmos dessa múmia horrível”, diz Valeriya Novodvorskaya, líder da União Democrática, partido reformista. Veja imagens da manutenção do corpo e alguns momentos do lider bolchevista que, segundo alguns revisionistas, morreu de Sífilis.

.
Imagens aqui
.


.
Veja Também

História

Anúncios

16 Respostas to “O corpo de Lênin”

  1. Ao mesmo tempo que eu acho impressionante não consigo ver sentido em manter o corpo desse maneira. Meio macabro, não?

  2. Lúcia Pires L.Borbe Says:

    Parabéns pela boa reportagem,é necessário que vejamos sempre estas Histórias

  3. Que horror! Realmente sem sentido. Corpos mortos devem ser enterrados e não devem gerar despesas.
    Aprendi algo novo aqui hoje, Olavo.
    Abraço.

  4. aii acheiii um hoorror acho que devia ser enterrado ñ guardado acho isso
    Horrivel…abraçÕ.

  5. Voces nao entende o que isso quer dizer neh ?
    vao estudar um pouco antes de fala bobagem que é horrivel ou nao
    ele era um pai para a russia quando ele morreu o povo fico sem sentido
    e a revoluçao nao estava totalmente feita por isso colocaram o corpo
    dela na praça para motivar o que ele tinha feito ate agora e nao deixa morrer junto a revoluçao e o crescimento do Pais.

  6. Otavio B. Says:

    Creio que seja algo importante para os russos, para mim deveria permanecer onde está, pois não só herói russo mas mundial, um revolucionario conhecido em todo mundo, mas isto de manutenção é muito macabro deveriam deixar ele até que se deteriore.

  7. lex cruz Says:

    Uma pessoa que nao admitia nenhum conceito sobre a existencia de Deus nao merecia tal tratamento.

  8. Como complemento à “desleninização”, dever-se-ia cremar ou inumar tais despojos. A famíia
    Ulianov possui um jazigo exclusivo. Por que não lá ?

  9. vcs primeiramente tem que conhece um pouco de Histaria ele foi um Lider nato na Revolução russa,ele conseguil tira o pais de um tempo onde não pespectiva de vida e colocou a união sovietica no topo do mundo sim ele tem que fica onde esta porque ele é um patriota coisas que muita gente aqui no brasil não querendo ser americano eu sou brasileiro e dou minha vida meu sangue e dos meus filhos por esse pais infelizmente vemos que estamos indo para um outro lado de capacho das potencias e nunca teremos nossa propria historia abraçso a todos.

  10. Bruna Says:

    Ai gente , que horror e certo que ele , foi um lider e tal mais isso , chega a ser insano !!

  11. pedro kianga Says:

    Aí o cara falou bem sem sabe…sacou? se é que fou um lider mundial houve sempre uma forma de alguns desses paise contribuirem para preservação do corpo ou recurso dos recursos das guerras na america latina, africa etc…etc
    Deixa o esqueleto conviver post mortum…

  12. Roni Sabino Lopes Says:

    achei incrivel vamos ver como vai ficar o corpo do ditador da coreia do norte

  13. domingos fumo Says:

    peço que se o corpo deste heroi bolchevique estiver num estado lastimoso, a única solução é o enterro, caso contrário não vejo nenhum mal em comtinuar naquele espaço, visto ele ser um património universal……

  14. André Says:

    Engraçado, né a igreja Católica tem mais de 200 corpos de religiosos mortos em urnas de vidro como a de Lênin e ninguém fala em paganismo. A Russia deveria enterrar Lênin no ano de seu centénário de morte em 21/01/2024, e motivar os simpatizantes de Lênin a Visitar o Mausoléu durante esses 13 anos que faltam.

  15. Eu acho um pko de exagwro, mas esse cara tirou a Rússia do colapso. existiu até relatos de canibalism na época q lenun assumiu.
    mas mesmo assim, exagero, e acrsdito q a igreja católica na possui nenhum corpo q eles paguem 100mil reais para cncervar, vc pode ter certezaa André

  16. Paulo Says:

    O Corpo em “tratamento” não é o corpo do Lenine. Primeiro tem de facto demasiado cabelo, ma mais importante e quase impossivel de alterar é o facto do lenine ter tido vários avc´s que lhe imobilizaram o lado direito, daí a mão estar fechada. Ora é impossivel que o corpo de cima com a mão direita aberta pertença ao lider comunista´´

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: