Dieter Rams

.

alar em design hoje é lembrar de Steve Jobs e Jonathan Ive, e em 2008 o iMac faz seu 10 º Aniversário, o computador que mudou tudo na Apple. Porém, O que a maioria das pessoas não sabe é que há um outro homem cujos produtos estão no cerne da filosofia do design, e que é uma sombra sobre as criações de Jobs e Ive. Esse homem é Dieter Rams. Você provavelmente já teve contato com algum produto desenhado por ele. De calculadoras até barbeadores, os seus produtos ainda hoje servem de referência para o mercado. E a relação com a apple é muito próxima, e talvez, perigosamente, próxima demais…

Dieter nasceu em maio de 1932 em wiesbaden, alemanha. Em 1955 ele recebeu uma oferta de emprego na Braun, Fundada em 1921 por Max Braun, e assumiu a direção do departamento de design 5 anos depois. A partir daí influenciou a aparência dos eletrodomésticos da empresa, fazendo com que ficassem conhecidos no mundo todo.

Em 1991 foi-lhe concedido o título de doutor honoris causa pelo ‘royal college of arts‘, Londres. Em 1996 ele venceu o “world design medal” da Industrial Designer Soceity of America. A maioria dos seus projetos nos tempos da “Braun” tornaram-se parte da coleção permanente de muitos Prestígiados museus internacionais, suas obras estão no ‘Moma‘, New York, no ‘Werkbund Archiv‘, Berlim, no ‘Victoria & Albert museum‘, Londres, e por aí vai.

Você agora vai comparar as semelhanças claras em duas filosofias muito além da escassa utilização da cor, selecção de materiais e moldagem em torno da função sem um design artificial. O mais incrível é que os princípios estabelecidos pela apple ( Jobs, Ive ) está na raiz da boa concepção deste senhor de pouco mais de 70 anos. Se é cópia, não sei, se é evolução…

Observe os detalhes e tire suas conclusões. Fazer isto não é um desmerecimento dos serviços prestados pela apple para o design, é sim, uma reconstrução do caminho traçado pela criação que, se comprovada a análise, pode ter avançado em função, mas nem tanto em forma e cor ( ou nem isso, vê a calculadora do Iphone e a de Dieter) .

.
Imagens Aqui
.

.
Veja também
Design

Anúncios

Uma resposta to “Dieter Rams”

  1. Nada é original o suficiente, tudo apenas se transveste, tudo se copia.
    é verdadeira a pergunta “é cópia, é evolução?” inspirar-se em algo é uma coisa, criar do zero é outros quinhentos. e viva Dieter Rams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: