Stanley Forman

.

foto do menino sendo jogado do prédio em chamas impressionou o mundo e ficou já nos registros históricos e talvez até seja premiada este ano. Esta Fotografia me fez lembrar de uma que levantou polêmica sobre privacidade e segurança, feita pelo fotógrafo Stanley Forman em 1975. Ele havia fotografado Diana Bryant, de 19 anos, e sua afilhada de dois anos, Tiare Jones, no momento em que elas cairam de uma escada de incêndio enquanto um apartamento pegava fogo em Boston. Esta fotografia ganhou o prêmio da fundação World Press Photo, além de ter feito as autoridades do estado reexaminarem as leis relacionadas às saídas de emergência, escadas de incêndio e procedimentos de evacuação de edifícios. A imagem foi publicada primeiro pelo Boston Herald e depois se espalhou por jornais do mundo todo. Houve muito debate sobre a publicação de uma cena tão horrível. Relembrando o incidente 30 anos depois Stanley Forman contou “Eu estava fotografando quando elas caíram. Depois, eu virei de costas. Eu entendi o que estava acontecendo e não queria vê-las no chão. Eu ainda me lembro do momento em que virei o corpo. Eu tremia”. Diana Bryant morreu devido à queda, e Tiare sobreviveu ao acidente. Stanley tornou-se o único fotógrafo a ganhar o Pulitzer de fotojornalismo em dois anos consecutivos. Algumas imagens por mais trágicas que sejam, registra e gera grandes debates em torno do assunto relacionado, nos faz pensar, nos faz agir. A função da imagem além de ser holística, atravessa o tempo.
.


.

 

Veja também
Fotografia

 

Uma resposta to “Stanley Forman”

  1. Parabéns à equipe do Blog!
    Imagens emocionantes e textos bem escritos.

Deixe um comentário

