O MUNDO NANO

close

.
.

r1uando Albert Einstein, através de estudos de difusão em solução, disse que o tamanho de uma molécula de sacarose era de aproximadamente 1 nanômetro ele estava dando um dos primeiros passos da ciência nesta escala ínfima. Um nanômetro é igual a 1 x 10-9m. Algo quase que inimaginável para um ser humano; entretanto, esta é a escala de tamanho ideal para a ciência moderna. E, agora, é o padrão da nova era tecnologica: a da nanoarquitetura. Nanotemplates, nanoesferas, nanoreatores, nanomotores, nanotubos, nanofios, enfim, o mundo deixou de ser microscópico para se tornar nanoscópico.

No período da Guerra Fria, o programa espacial americano foi o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital. As primeiras imagens digitais capturadas sem filme foram feitas pela sonda Mariner 4, em 1965, e registraram a superfície de Marte. Ao total foram feitas 22 imagens em branco e preto, que tinham na época 0,04 megapixels (400 pixels) e que levaram quatro dias para chegar à Terra. Tecnicamente estas imagens ainda não eram totalmente digitais, pois utilizavam os princípios analógicos de captura do sistema de televisão.

Na captura digital de imagens moderna, o brasileiro Luciano Paulino Silva foi o segundo colocado em um concurso internacional de fotografias tiradas de imagens microscópicas promovido pelo ICMM, o Instituto de Ciências de Materiais de Madri. A foto de Paulino Silva mostra a imagem de três glóbulos vermelhos humanos depois de tratamento com o antibiótico filometilina. O concurso SPMage07 foi criado em reconhecimento à contribuição das fotografias de imagens microscópicas aos avanços para a nanotecnologia.

A galeria de imagens que vou apresentar é de autoria de Rose – Lynn Fisher, Seu trabalho tem sido exibido em museus e galerias no mundo inteiro, e incluído na coleção permanente do Museu de Arte Nova Orleans, entre outras colecções públicas e privadas. Você vai ver fotografias de uma abelha tiradas a partir de um Scanning Electron Microscopy ( microscópio eletrônico).

.
Imagens Aqui
.
Nano

.
.
Outras propostas
Close-up dos famosos

assine o feed

Anúncios

Uma resposta to “O MUNDO NANO”

  1. mariele Says:

    caro olavo, me surpreendo sempre que venho aqui, quando penso que você fez seu melhor, dou de cara com algo acima. Queria blogar assim, mas me realizo em encontrar espaços deste kilate. parabéns sou sua fã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: