QUADRINHOS – OS EGÍPCIOS FAZIAM?

.

.

ostaria de mostrar um pouco do pioneirismo brasileiro nas histórias em quadrinhos. No Brasil foi realizada a primeira exposição de HQ do mundo, numa época em que o quadrinho era tachado de subliteratura, destruidores culturais e havia até mesmo um dossiê elaborado por pedagogos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep) em 1944 que garantia: “quadrinhos causam preguiça mental nas crianças e as deseducam para a leitura de livros”. E mais, no Congresso Nacional, nho-quim-tarado1.jpgum deputado (Armando Leite) tentava aprovar um projeto para censurar as HQs no país.

Na história da comunicação por imagens, o Brasil contribuiu decisivamente para o estabelecimento da linguagem quadrinista. Na segunda metade do século 19, o ítalo-brasileiro Ângelo Agostini desenvolveu uma intensa atividade de crítica social por meio do humor gráfico nos jornais “Diabo Coxo” e “O Cabrião”.

Em 1869 criou, para o jornal “Vida Fluminense”, “As Aventuras de Nhô Quim”, consideradas por muitos a primeira história em quadrinhos do mundo, produzida quase 30 anos antes da americana “Yellow Kid”. As edições facsimilares “Cabrião” (Editora Unesp/Imprensa Oficial, 474 págs.) e “As Aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora” (Senado Federal, 188 págs., R$ 50) disseminam hoje a obra de Agostini. Abaixo temos uma imagem histórica de Nhô Quim.

No dia 17 de maio de 1890, foi publicada em Londres pela primeira vez uma revista semanal com histórias desenhadas. Era a “Comic Cuts”, que logo atingiu uma tiragem de 300 mil exemplares, da editora de Alfred Harmsworth.  Ao mesmo tempo que homenageio, lanço o seguinte questionamento: As culturas mais antigas, tais como os egípcios e os gregos, contavam histórias por meio de seqüências de figuras desenhadas em paredes e pedras. E aí? podemos considerar estes desenhos como HQ?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: