Os Fotógrafos de Guerra

.
.

Os historiadores devem imensa gratidão aos fotógrafos de guerra, sem os quais não haveria registros desta fase da história que ainda encanta e assombra o mundo. Pode-se dizer que os fotógrafos eram soldados, técnicos e também artistas. As condições em que eles tinham que fazer o seu trabalho era as piores possíveis e os equipamentos disponíveis, principalmente os da Primeira Guerra, eram grandes e pesados, e mais, as revelações ocorriam quase sempre no meio do fogo de artilharia, com o cuidado para que uma partícula de poeira ou umidade não arruinasse todo o trabalho.

Eles iam e vinham junto com os soldados, faziam longas marchas a pé, em caminhões, comiam na mesma trincheira, sofriam com eles. Uma das poucas vantagens para os fotógrafos de guerra era a mobilidade para ir aonde queriam, permitindo ignorar fileiras.

Ainda no início da Segunda Guerra Mundial não havia nenhuma câmera ou um filme desenhado especificamente para o combate. Apesar de já haver filmes em cores, quase todas as imagens que conhecemos da Segunda Guerra Mundial estão em preto e branco. O filme precisava de condições de luz ideais para bons resultados, e a guerra não fornecia isso. Além do que os filmes não estavam preparados para o movimento e muitas vezes, era necessário pedir que o personagem ficasse congelado por alguns instantes. O preço e a escassez, especialmente nos primeiros anos de guerra, também jogou contra este formato, sendo muito mais caro do que em preto e branco.

Além dos fotógrafos militares havia os civis, eles se diferenciavam pelas insígnias, fardamentos e armamento.  Os fotógrafos americanos, por exemplo,  carregavam uma pistola Colt 1911, uma faca de combate e, eventualmente, carabina M1 M3. Alguns tinham mais do que uma pequena idéia de como atirar com uma arma.

.
.

.

Referências de pesquisa: International Combat Camera Association ( combatcamera.org), TheTimes (http://www.time.com/time/magazine), Anton Holzer: A outra frente. Fotografia e propaganda na Primeira Guerra Mundial . Primus, Darmstadt 2007. ww2incolor.

.

Outras propostas


.

assine o feed twiter

.

9 Respostas to “Os Fotógrafos de Guerra”

  1. washington jadum de campos Says:

    é realmente a coragem e muitos pagaram com a vida mas, consequiram registrar o horror das batalhas em fotos e textos, parabens a todos os corajosos profissionais que mediram exforços em estar no front registrando o que foi possivel, viva estes herois.

  2. Muito interessante isso! Havia ainda fotógrafas, coisa rara. Muito bacana sua seleção!
    Grande abraço,

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Galvão, Fernando Maltez. Fernando Maltez said: Fotógrafos da guerra. Ao invés do mosquetão, uma câmera. http://bit.ly/hP0Z0Y [...]

  4. fred Says:

    não entendi aquelas armas em formato de cameras.. ou cameras em formato de armas.. ou cameras q realmente atiram, ou armas q realmente fotografam?? rsrs muito bacana, abçs.

  5. AT.Guimarães Says:

    Voce está de parabens pelo seu site , diante de tanta porcaria existente na internet , poder acessar um site de conteudo serio e muito bem feito como o seu é de elogiar e muito . Excelente trabalho , conteudo excepcional e como disse acima , de bom gosto.Um abraço . Guimaraes

    • olavosaldanha Says:

      Isso paga qualquer trabalho, Guimarães, obrigado pela gentileza e espero continuar melhorando. Abraços

  6. Gabrielly Lulio Says:

    ola eu tenho um trabalho de historia da fotografia de guerra, minha parte é da 1°guerra mundial. sera que você poderia me ajudar ? disponibilizando os nomes dos fotografos (de cada foto, ou algo assim ? ) agradecida .
    Gabriellly

  7. Hola,

    Se te olvidó incluir algunas fuentes de las fotos que has incluido en tu entrada.

    http://www.lasegundaguerra.com/viewtopic.php?t=2137

    Saludos,

    Guscano

  8. alessandro Says:

    muita gente nao ve q temm gente de coragen q defende vc e o q vc faz o desrespeita mais mesmo assim tem orgulho de te defender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 262 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: