A Santa Ceia

.

.

ceia realizada por Jesus antes da crucificação não é só o jantar mais famoso da história, tornou-se o marco do cristianismo. No entanto,  como acontece com tudo o que cai nas mãos dos homens, foi interpretado ao bel prazer de cada segmento religioso criado. Algumas interpretações mais sóbrias, outras mais absurdas e surreais.

Esta criatividade toda, tanto das religiões quanto dos pintores, surge de um jantar dado por Jesus aos seus  discípulos, especificamente na festa judaica da páscoa, está  numa das  cartas que o apóstolo Paulo enviou aos que professavam a fé cristã em Coríntios, uma cidade comercial da Grécia.

Jesus passou sua vida em luta aberta contra a religiosidade burocrática, mercantil e literal, que os religiosos teimavam em construir, coisa bem parecida com o nosso tempo, só que hoje se  apoderaram desta mensagem também e criaram uma vastidão de religiões, onde a Última Ceia é baseada na interpretações de suas próprias  hermenêuticas.

A influência deste episódio é tão inseparável da fé cristã que praticamente todos os grandes pintores criaram a sua versão. Eles reorganizavam a cena a fim de melhor transmitir o que imaginavam. Por exemplo, a opulência da refeição é enriquecida de uma pintura para outra.

Inclusive, pelo menos 52  pinturas da Santa Ceia foram usadas para uma pesquisa sobre o aumento da oferta  de alimentos no mundo,  publicada no International Journal of Obesity.

A pintura, a fotografia, enfim toda a arte, antiga e moderna se rendeu aos encantos da mais famosa refeição de todos os tempos. Abaixo uma mostra de artistas de todas as épocas.

.

.

Carl Heinrich Bloch

David LaChapelle

Domenico Ghirlandaio

El Greco

Fra Angélico

Giacomo Raffaeli

Jaime Baco Jacomart

James Smethan

Joos Van Cleve

Le Nain

Leonardo da Vinci

Marithe Francois Girbaud – Fotografia

Marsden Hartley

Nicholas Poussin

Pascal Adolphe Dagnan

Peter Paul Rubens

Philippe de Champaigne

Salvador dali

Antônio Falbo

Jacobo Bassano

Tintoretto

Palma il Vecchio

Vicente Juan Macip

.

.

Fontes: publishers of The Grove Dictionary of Art. Liechtenstein Museum. Museo del Prado – Madri.

.

Outras propostas

.

assine o feed twiter

10 Respostas to “A Santa Ceia”

  1. Grande Mou Says:

    A pintura atribuida a Giacomo Raffaeli é somente uma ampliação da parte esquerda da obra de Leonardo da Vinci.

    • olavosaldanha Says:

      Não, Grande Mou, não é uma ampliação da parte esquerda da obra de Leonardo da Vinci, é uma obra sim de Giacomo Raffaeli . Ele é verdadeiramente o autor deste trabalho feito por encomenda de Napoleão Bonaparte e que seria como uma representação do trabalho de Da Vinci. Este mosaico reside em Viena, na Igreja de Minoritenkirche .

      • olavosaldanha Says:

        Para não haver dúvidas eis os links das obras no lugar em que se encontram:

        Leonardo da Vinci – O mural ainda pode ser visto em sua posição original: na parede do refeitório do antigo convento dominicano de Santa Maria delle Grazie.

        Giacomo Raffaeli – O mosaico está na na Igreja de Minoritenkirche. Francisco II da Áustria havia comprado, querendo instalá-lo no Palácio Belvedere, em Viena. Porém era muito grande para o prédio.

  2. paulo Says:

    Todas as pinturas refletem a errônea visão ocidental. Na época de Cristo, não se comia em mesa, mas sobre um tapete, estendido ao chão.

  3. Alex Says:

    O interessante é que a tese do “Brown” do Santo Graal ,se percebe na maioria das pituras. O apostólo ao lado de Jesus na maioria das pinturas se assemelha a mulher mesmo e algumas formam o “V” junto com ele.

    Interessante.

  4. [...] Fontes: Blog Imagens e Letras [...]

  5. di ceia eu nao entendo ,mas sei que os homens sao mestres em desobedecer deus,tipo; nao mataras ,amai o proximo c/ a voçe mesmo,vi dizer qui nos tenpos da inquisiçao quem dava as cartas era a igreja catolica quem desobedece_ce virava churrasco , vai jogar buzios pra ver,porcausa destes crustacios sem sua casinha se matava ,acusaçao bruxaria,aqueles brancos da epoca podia transar a vontade ,seja uma mulher feita,ou apenas 1 adolecentezinha de 12 anos nao era pedofilia como e hoje,preto e indio han,era animais sem alma para eles,hoje e jessus p/ ca jessus p/ la igrejas e religioes democratizadas ei e proibirao transar com adolecentes negras como se ver os caes fazer entrar e sair a hora qui bem quizer esta qui e a verdade.

  6. luciana correia Says:

    Achei muito foda esse site!

  7. CLAUDOMIRO ALDA Says:

    gostei, IMAGENS BASTANTE CRIATIVAS

  8. rose duarte Says:

    se refletissemos com espirito de alma cada um vê o que quer, e interpreta ao seu bel prazer… acho que a pureza do pensamente leva nossa alma à Cristo que sofreu e intercede por nós sejamos orientais ou ocidentais de qualquer tipo fisico ou tom de pele pois o sangue que corre é igual e comum a todos cada um por si Deus pra todos e orando um pelos outros em silencio pra suportarmos tudo que vem e ainda vira sobre nós e aos nossos descendentes e que Deus tenha piedade de nós fracos e frageis humanos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 270 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: