Racismo?

.
capa da revista Vogue deste mês está provocando polêmica nos EUA. A revista está sendo acusada de racismo ao usar uma linguagem subliminar no ensaio fotográfico envolvendo a modelo Gisele Bündchen e o astro do basquete LeBron James. A comunidade negra e os aficionados por cinema foram os primeiros a denunciar a coincidência: Uma perspectiva bastante flagrante na referência ao filme King Kong de 1933.

Não foi acidente de edição. As imagens para as capas das revistas são escolhidas muito, muito cuidadosamente, e os editores da Vogue foram totalmente conscientes do que esta imagem sugeriria. Portanto, são eles secretamente racistas? Provavelmente não. Em vez disso, eu suspeito que eles escolheram a imagem especificamente para gerar a controvérsia e trazer o racismo ao debate, como está acontecendo, ou também, como ninguém é ingênuo, para provocar a polêmica e vender muito, como está acontecendo também.

Segundo Jamele Hill na sua coluna no site da ESPN “Talvez o ponto foi para mostrar o contraste entre feiúra e beleza, masculinidade versus feminilidade, força versus graça. A Vogue destacando as diferenças entre atletas e supermodelos só reforça o estereótipo freqüentemente associado com atletas negros…reforçando a idéia de que negros atletas foram abençoados com características físicas, não mental. “.

Evidentemente que o leitor terá uma interpretação do assunto, sobre as reações da sociedade e sobre as intenções da Vogue.

.

.

Veja Também
Variedades

About these ads

17 Respostas to “Racismo?”

  1. Ilza Says:

    Sem duvida ao analisarmos bem a capa da Vogue, a impressão que nos da é que seja uma apologia ao racismo e nos remete a essa discussão..mas tambem nos traz uma ideia da fragilidade feminina perante o homem fera ou simplesmente uma jogada de markenting pois tudo o que é polêmico vende muito ….

  2. Olá meu amigo! Quanto tempo né?
    Não acho que houve racismo e sim uma poderosa jogada de marketing, colocando a linda modelo brasileira nos braços do forte jogador negro, ela consegue mostrar a beleza e fragilidade feminina.Acho que a revista apenas quis dar um contraste e chamar atenção, e pelo jeito conseguiu.
    Passei pra te deixar um grande abraço e um ótimo domingo.
    Beijos

  3. Olá Olavo.
    Li o artigo por indicação da Krika e endosso o comentário dela.
    Também acho que “negros atletas foram abençoados com características físicas”.Assim como os brancos.Não fosse assim não seriam atletas.
    A grande jogada da revista foi saber da existência de uma enorme quantidade de gente, dentro da imprensa e fora dela, que gosta de procurar chifre em cabeça de cavalo e usar isso para chamar a atenção.

  4. Pelo que vejo, estão associando o homem a um gorila pelo seu tamanho e sua força, não pela cor de sua pele.

    • maicon Says:

      então por que não põe um loirão fortão com essa loira, é muito facil falar quando estamos somente em plateia, desculpa mas eu acho que uma opinião de um negro é bem mais valido, pois ele sabe ver isso melhor do que um branco, somente ele( o negro) sabe responder melhor, é aquilo que sente, pois se trata de um do grupo.
      Mesma coisa que eu dar opinião em um conselho cristão se eu não sou cristão.
      Eu acho que somente os negros sabem responder se isso é racismo ou não.
      Por que não põe revistas de intelectuais negros (como Marcos Luter king, entre outros).
      Tem varios, só que essa midia, não me levem a mal, mas dominada por brancos, não revela Negros de alto destaque?
      A!, é, claro, se a midia que é dominada por um serto gropo, claro que vão querer privilegiar ao grupo mais parecido com eles.
      Claro, isso é qualquer um, se eu sou evangelico, é claro que eu vou puchar para o lado dos evangelicos.
      A midia deveria ser controlada por varias etnias, para agradar a todos nois, pensem e reflitam sobre o que eu escrevi, um abraço a todos.

  5. Olavo, acho que todas as discussões são válidas mas acho qoe o “moneytário” falou mais alto… abs, mendes

  6. ana catarina fonseca Says:

    Queria dizer que as coisas sobre o racismo estão muito mal apresentadas devia ter amis informações

  7. [...] Imagens e Letras: Gisele Bündchen e o astro do basquete LeBron James na revista Vogue – Racismo? [...]

  8. danielle Says:

    olá,
    Não concordo quando você diz que a Vogue não é racista, se não fosse porque demoraria 17 anos para ter um negro na capa e porque faria tanto alarde sobre o assunto? Porque sempre exibe em suas capas mulheres brancas e ocidentais como padrão de beleza mesmo em países como Africa, India e China? Acredito que a revista não seja inocente quanto a esta capa não e que soubesse que o quanto ela geraria polêmica, mas preferiu apostar na boa fé de algumas pessoas e na falta de consciência de outras simplesmente para vender mais. o que aliás é seu objetivo número um, o número dois é difundir uma cultura onde todos são magros, brancos e ricos. O que convenhamos não é o padrão da maioria das pessoas do mundo

  9. natalia Says:

    VC SE FAZ SBRE ACISMO ULGUMA COISA LEGAL TABOM

  10. Emanuel Says:

    olá, já fui agredido assim, gratuitamente adjetivado de Gorila por colegs de trabalho e de escola e ví meu pai aos 68 anos, ä 20 anos atrás tambem ser assim rotulado , graciosamente, sem maudade!!!estes graciosos estão em toda parte..pensando racionalmente não creio que seja nada mais que polemica e provocação da revista, pois sabem todos que este adjetivo que nega a humanidade de pessoas negras ou mestiças circula a muito tempo na intimidade das conversas de cada casa , nas escolas e ninguem se posiciona sobre a raiz de um desdem ou negação da humanidade de um ser humano. Hoje 30/set/2008 fui chamado de gorila no trabalho sabe o que penso? Quem merda de mundo nasci! mas sorte minha posso refletir e sair disso ainda que com mais algumas marcas de desconfiança pro resto da minha vida, poremsei que uma pessoa de bem consigo não precisa negar a humanidade de outras seja qual for o motivo.

  11. PAULA CRISTINA Says:

    SER RACISTA É A COISA MAIS NOJENTA KE POSSA IZISTIR NA FAÇE DA TERRA, NÃO SEJA RACISTA.

  12. racismo ou nao uma verdade e certa ,todos vamos para um mesmo lugar.e apodrecemos como deus e maravilhoso.quem e diferente de que?RSRS SO RINDO .

  13. david Says:

    o racismo nem era pra faser partes de nosas vididas,pq tonos nos nu sofremos da mesmo duença,nu tomamos os mesmos remedios nu soamos o corpo,guando os brancos da porrada na gente agente do no sangra ingual.
    então nos temos q sabe q não essisti diferenças de nos
    lembro james sou seu fâ

  14. Suelen Says:

    Adorei!!!
    Muito bom!!

  15. joculasmua Says:

    A COR DA PELE NÃO É MUITO IMPORTANTE,MAS SIM O QUE PENSA O HOMEM NA SUA CABEÇA É MAIS IMPORTANTE…! NUNCA VAIS GANHAR NADA COM O SEU RACISMO…PELO CONTRARIO IRÁS MORRER NA MESMA COM A SUA COR…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 261 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: